Mudanças
Sem tapetes no Corpus Christi
Feriado religioso tem alterações por conta da pandemia; na Catedral, a missa será para 30 pessoas
Enquanto algumas cidades e regiões do país mudaram a data de um dos principais feriados da Igreja Católica, em Pelotas as celebrações de Corpus Christi precisaram se adaptar para ocorrer nesta quinta-feira (11). Dessa vez, os tradicionais tapetes desenhados pelas ruas centrais da cidade não serão expostos. O tema de 2020 é Eucaristia: dom e compromisso com a vida.
Nesse ano, cada paróquia é responsável pela organização do próprio momento de adoração ao santíssimo. Os tapetes que coloriam a cidade ficam de fora das atividades. As mudanças têm como objetivo seguir as determinações do Decreto Municipal e preservar o isolamento social em vista da pandemia da Covid-19. As missas, por exemplo, devem seguir a lotação máxima de 30 pessoas. Os demais podem acompanhar as celebrações pela página do Facebook de cada paróquia.
Em frente ou na parte interna das paróquias, a imagem de Cristo ficará exposta para a oração individual dos fiéis. A ideia é que esse momento seja feito de forma coordenada, sem aglomerações. O uso da máscara é indispensável a quem sair de casa, bem como a higiene adequada na ida e no retorno. Aos que desejarem assistir pessoalmente as missas de celebração, precisam entrar em contato com as paróquias para reservar o lugar na listagem de até 30 pessoas.
Como explicou o padre Luis Boari, da Catedral Metropolitana São Francisco de Paula, o tema ligado à eucaristia é um abraço simbólico ao próximo, fundamental para o momento. “A eucaristia é o compromisso dos irmãos com a vida. E essa pandemia tem ameaçado a vida de todos”. Cada paróquia também fica responsável por uma Banca da Caridade, para arrecadar alimentos não perecíveis e cobertores às comunidades em situação de vulnerabilidade social.
Na paróquia Sagrado Coração de Jesus, na região do Porto, a banca de doação arrecadará esses itens com foco nos moradores da região da Balsa e das Doquinhas. Antes da pandemia do novo coronavírus, cerca de 40 famílias eram assistidas. Já nos últimos dois meses, o número dobrou para mais de 80. O padre da paróquia, Wilson Fernandes, lembra do compromisso com o próximo. “A eucaristia é o alimento da fé. Não tem como celebrar a vida sem a partilha, todos temos o compromisso com o próximo, sobretudo com os mais afetados”, frisou.
Igreja em casa
Com a pandemia, as missas na Paróquia Sagrado Coração de Jesus passaram para o on-line, por meio de transmissões ao vivo no Facebook. E a adesão dos fiéis é ainda maior. “Antes, em dias de semana, tínhamos cerca de 20 ou 30 pessoas nas missas. Na internet, todos os dias, mais de 80 pessoas nos assistem”, contou o padre Wilson.
Neste feriado de Corpus Christi, as transmissões são o principal meio para reunir os católicos. Em cada página da rede social própria das paróquias, a transmissão ao vivo ocorre durante a tarde. “Isso foi algo bonito que aprendemos (na pandemia). O templo de Cristo está fechado e a igreja, que somos nós, está bem viva nos lares”, completou o padre.
Programação
Catedral Metropolitana São Francisco de Paula
Manhã: das 10h às 12h, um programa especial de nome ‘Eucaristia e Pandemia’ será transmitido na Rádio da Universidade Católica de Pelotas (RU/UCPel - 1160 AM).
Tarde: a partir das 15h, Missa de Celebração Eucarística ao Santíssimo, limitada para 30 pessoas na igreja.
Paróquia Sagrado Coração de Jesus
14h celebração solene da Eucaristia transmitida pela página paróquia no Facebook, conta apenas com representante das Pastorais
15h30min às 17h30min : exposição do Santíssimo Sacramento em frente à Igreja, junto da Banca de Solidariedade.
17h30min: Encerramento com a Bênção do Santíssimo Sacramento.
Todas as cerimônias serão transmitidas pelo link fb.com/igrejadoporto
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário